Festa de Santo Antônio
gente na rua a passar
só não vejo a minha amada
por quem estou farto de esperar"
Dia 13 de junho é dia de Santo Antônio, que é o padroeiro de Lisboa, ou seja: feriado e festa :-)
A festa acontece em toda a cidade, principalmente nos bairros do centro antigo de Lisboa, na noite anterior ao feriado. Então fomos à noite para Alfama: comer sardinhas, bifanas, beber sangria e ver as decorações pelas ruas.
Aproveitei o dia tradicional para seguir as tradições também, comprei um manjerico com um versinho que escolhi, é justamente o versinho aí de cima. O verso vem sempre em um cravo de papel colorido que vem no meio do manjerico. Além disso, a regra é nunca cheirar diretamente o manjerico: deve-se passar a mão por cima dele e então cheira-se a mão. E faz-se um pedido, claro ;-)
Dessa vez foi toda a turminha mesmo: eu, Vera, Alexandre, Roberto, o casal 20 Sandra e Nuno, Rui e até o Cilmar! \o/ Já eram sei-lá-que-horas-da-noite quando decidimos ir embora. Estavámos em Alfama, a rua tomada de gente, ou seja, nenhum carro passava, muito menos táxi. Fomos em direção à região dos Restauradores quando veio a idéia: vamos voltar pra casa a pé?
O Roberto e o Rui "arregaram": se mandaram de táxi. Eu adorei a idéia: conhecer ainda mais a cidade (a pé a gente sempre conhece melhor) e a noite, coisa que a gente nem pode imaginar em fazer no Brasil. Foram cerca de uma hora e meia de caminhada, com direito a parada em uma padaria para os guris comerem pão com chouriço e comprarmos pão quentinho pro outro dia :-D
Foi no meio da caminhada que tirei essa foto aí: eu, o manjerico que comprei e uma das vaquinhas da Cow Parade aqui de Lisboa. O Nuno só lembrou do novo celular (opa! telemóvel! :D ) com câmera no fim da noite: perdemos de tirar fotos da decoração... mas tem mais festa ano que vem ;-)