domingo, junho 25, 2006

Festa de Santo Antônio

(ou: Kaqui, a vaquinha e o manjerico)

"Há arquinhos e balões
gente na rua a passar
só não vejo a minha amada
por quem estou farto de esperar"

Dia 13 de junho é dia de Santo Antônio, que é o padroeiro de Lisboa, ou seja: feriado e festa :-)
A festa acontece em toda a cidade, principalmente nos bairros do centro antigo de Lisboa, na noite anterior ao feriado. Então fomos à noite para Alfama: comer sardinhas, bifanas, beber sangria e ver as decorações pelas ruas.
Aproveitei o dia tradicional para seguir as tradições também, comprei um manjerico com um versinho que escolhi, é justamente o versinho aí de cima. O verso vem sempre em um cravo de papel colorido que vem no meio do manjerico. Além disso, a regra é nunca cheirar diretamente o manjerico: deve-se passar a mão por cima dele e então cheira-se a mão. E faz-se um pedido, claro ;-)
Dessa vez foi toda a turminha mesmo: eu, Vera, Alexandre, Roberto, o casal 20 Sandra e Nuno, Rui e até o Cilmar! \o/ Já eram sei-lá-que-horas-da-noite quando decidimos ir embora. Estavámos em Alfama, a rua tomada de gente, ou seja, nenhum carro passava, muito menos táxi. Fomos em direção à região dos Restauradores quando veio a idéia: vamos voltar pra casa a pé?
O Roberto e o Rui "arregaram": se mandaram de táxi. Eu adorei a idéia: conhecer ainda mais a cidade (a pé a gente sempre conhece melhor) e a noite, coisa que a gente nem pode imaginar em fazer no Brasil. Foram cerca de uma hora e meia de caminhada, com direito a parada em uma padaria para os guris comerem pão com chouriço e comprarmos pão quentinho pro outro dia :-D
Foi no meio da caminhada que tirei essa foto aí: eu, o manjerico que comprei e uma das vaquinhas da Cow Parade aqui de Lisboa. O Nuno só lembrou do novo celular (opa! telemóvel! :D ) com câmera no fim da noite: perdemos de tirar fotos da decoração... mas tem mais festa ano que vem ;-)

7 comentários:

Anónimo disse...

Tu nao nega q eh minha amiga, hein?! Caminhadas, bicicletadas e indiadas eh com agente mesmo, hehehe... Saudades menina!!! Ah, e sera q eu adivinho qual foi o pedido q tu fez?! hehehe... Logo, logo ele vai estar ai te enchendo de bjos. Te cuida mimosa. Bjao

Anónimo disse...

Lisboa eh "xol" de bola, como diz um musico conhecido de Porto Alegre...

Tiago Fioreze disse...

"Telemóvel?" Nossa... fico me perguntando quem é o cara que define essas palavras aí em Portugal :)
Bom Kaqui... meus parabéns por Portugal (embora eu ache que o juiz "garfeou" a Holanda naquele jogo, digo, luta-livre). Eu só tenho uma observação quanto ao teu post :P Eu não torci contra o Felipão, eu torci contra os "manés" de PoRRRtugal. Compreendes?
Kus!

Anónimo disse...

Ola!
Desculpa a ousadia de comentar assim do nada o teu blog. Sou amiga de um amigo do Tiago que esta na Holanda e clikando de link em link em noite de insonia, vim aqui parar e... parti-me a rir!!!!!
Poderia passar horas aqui a comentar os dicionarios portugues-portugues que estao lindos e acrescentaria umas quantas palavras ou palavroes, dependendo da interpretacao brasileira, mas aproveito para sugerir neste post (porque fala de santos populares) que vas ao S. Joao no Porto (24 de Junho), se estiveres ai no proximo ano... vale mesmo a pena!
PARABENS por este blog cheio de espirito de humor!!!
Beijinho,
Filipa

Anónimo disse...

E aì menina. Sò pra eu pensar em qto tu caminhou, onde tu mora? Pq da Alfama pros Restauradores eu tenho noçao da distancia.
Beijo, e q tu consiga logo cumprir o desejo
:D

Nelson disse...

Para a próxima, recomendo-te uma ida ao Porto para viver o São João!

Anónimo disse...

Em prol da sua ignorância, informo que o Santo Padroeiro de Lisboa é o S. Vicente.. daí os corvos na bandeira de Lisboa..
Nana