domingo, maio 28, 2006

Churras


Pois é, conseguimos uma "churrasqueira" aqui e fizemos a festa na residência :-)
Ao lado, foto da churrasqueira com um pedaço de picanha, em momento crítico :-O Nuno a trouxe na sexta a noite, mas a preparação iniciou ainda na quinta-feira, quando fomos comprar a picanha (weee!!! \o/), batata, tomate, cebola pra salada, limão pra caipirinha...
Falando em caipirinha... Caracas! SETE EUROS uma garrafa de 51! :-O E olha que era a mais barata! E vodka a mesma coisa. Compramos só uma garrafa mesmo, de 700ml, até porque tínhamos que fazer pelo menos uma provinha para os portugueses (o Nuno e o João, esse último trabalha com o Roberto no IST) e pra Anna (uma polonesa que está aqui na residência por dois meses) e pro Julian (francês, qua atualmente mora na Alemanha e que veio passar também dois meses por aqui). Os não brasileiros adoraram a caipirinha, vide o olhar do Julian para o copo na foto ao lado, hehehehe.
Foi festa o dia inteiro, o cheirinho começou perto do meio-dia e desligamos o som às 22hs (último pedaço de picanha pelas 21hs e pouco). Foi uma tarde ótima, no início o sol estava MUITO forte, e ficavamos revesando entre dentro da cozinha, onde não pegava sol e a varanda com seu piso branco (imagina o quanto que refletia...). Pelas 15:30~16hs começaram a aparecer algumas nuvenzinhas o que aliviou bastante a temperatura de uns 34ºC. O Roberto chegou a tomar banho de mangueira, HAHAHAHA. As tias portuguesas vizinhas da residência que apareceram na janela algumas vezes não entendendo o que aquele maluco fazia na varanda de "fato de banho" (mais um verbete pro dicionário ;-)) jogando água em si a cada meia hora. :-P
O churrasco fez sucesso, e já estamos vendo quando faremos outra dessas (churrasco ou feijoada, a dúvida ainda perdura :-P).

sexta-feira, maio 26, 2006

Semana passada e o planejamento do finde

E durante a semana, Kaqui?
Bem, continuo indo às aulas e estudando bastante para o exame de qualificação que vou ter em Setembro.
Semana passada, pequenas novidades. Na segunda chegou a colega de quarto da Sandra, a Vera. Ela fica aqui em Lisboa até novembro: seis meses de pós-doc pela CAPES. Na quarta o Roberto voltou do Brasil (fica mais alguns meses agora). E na quinta foi toda a patota ver "O Código da Vinci": o filme é bem legal sim, mas a máxima "o livro é melhor" nunca mente, no filme nunca dá pra colocar todos os detalhes da história.
No sábado fiz supermercado e comprei uns bifinhos... ^^ Cheguei em casa, fiz um arrozinho, cozinhei os brócolis que tinha comprado (depois refoguei um pouco com cebola, hmmm!) e fritei o bife. Juntei a salada (folhas diversas, daquelas que se compra o pacote com a salada pronta) com aspargos e temperei com azeite. Poxa! Fiquei orgulhosa de mim mesma! :D Mãe! Tô cozinhando!!! hehehehe
E essa semana, além da rotina de estudos, nós ficamos organizando o finde ;-) Hoje a noite vamos para o Bairro Alto, dar uma saída, dançar ou cantar no karaokê :-D E amanhã está tudo organizado para o "churrasco à brasileira". Bem... à brasileira naquelas, neh, porque a churrasqueira tem profundidade de um palmo e a carne vai ter que ser na grelha ao invés de espeto... é difícil achar por aqui algo compatível com nossos padrões... Mas fica aqui a promessa de postar as fotos e relatar como foi a brincadeira ;-)
E talvez praia no domingo: a previsão é que faça mais de 30 graus nesse final de semana. :-O

sábado, maio 20, 2006

Pequeno Dicionário Português-Português 3

Algumas frases e diálogos por cá

tosta mista = torrada
Tosta €1,50

rebuçado = bala (o doce)
Vitória, que vende rebuçados nas ruas de São Paulo, casa-se com o herdeiro de Belíssima.

concerto = show
No Super Arraial haverá diversos concertos de bandas de rock.

rabo
= bunda

"Bepanthene, dupla acção para o rabinho do bebé" (slogan de creme para assaduras)

puto = guri, menino
"Mas valeu a pena, senti-me um puto!" (em um comercial de ação promocional de Sabão em Pó)

Fim de semana passado

Chega o fim de semana e finalmente posso dar notícias. Não adianta, durante a semana acabo não acesando muito blogs e afins e o orkut entro só pra mandar os respectivos "feliz aniversário". Mas mail continuo lendo sempre, então não há tanto problema ;-)
Então vamos para as novidades do finde passado. Na sexta fizemos aqui na residência uma "festa de despedida - happy hour": o Cilmar foi no sábado de manhã para o Brasil para ficar duas semanas por lá (então agora só tem mais uma :-P). Buenas, basicamente na sexta comemos besteirinhas (pipoca, ruffles, pizza, biscoito água-e-sal com patê...) e tomamos ceva batendo papo furado :-) Detalhe para o episódio "Cilmar dona-de-casa", quando o Cilmar notou que tinha ainda que passar a camisa que ele ia viajar. A foto ao lado já diz, neh :D
No sábado à noite fomos eu, Sandra, Nuno, Alexandre e Rui ao "Super Arraial do Técnico". Vamos à descrição. Não, não tem nada a ver com festa junina. O que tinha era um palco, onde vimos 4 shows de bandas daqui e umas barraquinhas que vendiam bebidas e torradas, basicamente. Quando chegamos (acho que era um pouco antes das onze da noite) já havia uma banda de metal tocando: apesar de portuguesa, cantavam em inglês; como não curto muito rock pesado, não reparei se a banda era boa ou não (justamente porque eu não gosto de metal :-P), então a observação mais importante sobre a banda é a respeito do vocalista - o cara era mais ou menos uma vez e meia o João Gordo dos Ratos de Porão antes da redução de estômago, só faltavam as tatuagens.
A segunda banda também cantava em inglês e era mais pro pop-rock. Eu apelidei de "banda do tchuru-ru, lalala, uuuu": todas as músicas tinham uma parte sem letra com acompanhamento vocal chinfrim :-P Mas essa banda levantou mais o pessoal por lá: cantaram uma música que toca até em comercial por aqui "A la la la la ú! A la la la la ú! A la la la la úúú!"
A terceira eu gostei mais, apesar de muitas vezes eu ter de me concentrar para entender a música: era uma banda de pop-rock cantando em português. O nome dessa eu guardei, Torange (fácil, só lembrar de laranja :D) e durante o show tocou uma música com fundo de sambinha, bem legal ^^ Foi a única que teve bis.

Por último tocou a Tuna do IST. E o que é tuna? Bom, pelo que eu entendi é um monte de guris que tocam algum instrumento mais ou menos típico daqui, cantam e dois ou três, que tocam um pandeiro misturado com chocalho (o.O), dançam aos pulos. É algo bem tradicional nas Universidades aqui em Portugal e é divertido, apesar do cara que estava "coordenando" a apresentação da tuna sempre tentar contar uma piadinha entre uma música e outra. Sério, as piadinhas eram piores do que aquelas charadinhas de pontinhos.
Bem, e pra completar o finde: o domingo. No fim do dia o Nuno arrumou quatro bicicletas para nós (eu, Sandra, Nuno e Alexandre) andarmos. Pedalamos de um ponto de Caiscais até a Praia do Guincho (7 Km), fizemos uma paradinha na praia (tomar água e comer o bolo que a mãe do Nuno fez pra gente ^^) e voltamos os 7 Km. Foi na volta que eu e a cerca conversamos um pouquinho... :-P Pois é, bobiei e fui encontrar a cerca que tinha ao lado da ciclovia. Não foi um grande tombo, fui já devagar e caí de lado, já meio de pé. Resultado: um "hematomão" na coxa direita e um hematominha mais dois calombinhos na perna esquerda, abaixo do joelho. Mais uma semana e acho que já foram embora :-P
Mas gostei horrores de andar de bike! Vou começar a pensar em comprar uma bicicleta... Mas teria que arrumar lugar no quarto pra guardar!!! :-A foto aí é um "auto-retrato" durante a parada que demos na praia do Guincho. Eu e a sombra da bike :D

domingo, maio 07, 2006

Meu quarto

Taí o meu quarto, por enquanto. Dia 20 mudo para um maior, já que resolvi ficar pela residência mesmo.
Antes de mais nada: a qualidade do vídeo tá pééééssima. Eu gravei com a minha webcam e filmar tendo o visor no computador não é nada muito fácil. :-P

sábado, maio 06, 2006

Escalada em Sintra

Domingo passado fomos novamente a Sintra. Porém desta vez o objetivo não era somente conhecer os lugares que não tinhamos ainda ido: fomos fazer uma escalada! Pois é, o Nuno, nosso guia, tem o equipamento para escalada e rapel. Como o rapel poderia demorar muito (pois teria que ser um de cada vez) e nenhuma das outras três criaturas (eu, Sandra e Alexandre) tinham feito nem rapel, nem escalada, acabamos fazendo a escalada, que é mais tranquilo pra iniciantes. Segundo o Nuno cada paredão tem níveis diferentes para uma escalada, começando no nível 3 e seguindo até... 7 acho, não lembro muito bem. Bem, pra que começar no 3, neh? Fomos direto pra um 4 :-P O começo é bem cansativo, até teres segurança na corda e confiança no tato e na ponta dos pés pra poder sentir as fendas da pedra e se segurar. Nós 4 subimos um pouco pelo paredão, mas não até o topo: eram cerca de 25 metros! Devo ter subido um pouco mais de 15, e depois pra descer... Na real resolvi não subir mais porque já estava preocupada com a descida, hehehe. :-P
Depois de todos subirem e cansarem bastante: almoço :-) Fomos até o topo da rocha (mas pela trilha na montanha mesmo, nada de escalada no paredão levando sanduíches) e comemos com uma maravilhosa vista de Sintra. Podíamos ver a Quinta da Regaleira abaixo, onde tínhamos ido na semana anterior, e o Palácio da Pena do outro lado, em cima de uma montanha.

Seguimos então para o Castelo dos Mouros, que fica perto do Palácio da Pena e foi construído entre o século VII ou IX, se não me engano. Por lá, fotos e mais fotos.

Saímos do passeio do Castelo perto das 16hs e fomos comprar as entradas para o Palácio da Pena. No way, pararam de vendê-las às 15:30 por causa do grande movimento e, como o Palácio fechava às 17:30 e ainda havia MUITA fila para entrar, suspenderam a venda de mais bilhetes. Hmm... o que fazer então? Fomos até Caiscais. O objetivo era conhecer a chamada Boca do Inferno: um paredão contra o mar que faz com que as ondas batam nele e a água chegue alto. Mas, pra nosso "azar" o dia estava lindo. Sol e sem vento praticamente, ou seja, mar sem ondas. Dizem que lá é bonito de se ver no inverno. Então tá, depois do verão passo por lá de novo. :-) Bem, em Sintra ainda faltou o Palácio da Pena... Mas ainda vamos lá. Mas não nesse fim de semana, hehehe.

E as fotos? Claro! Estão aqui.