sexta-feira, março 31, 2006

Meu primeiro telemarketing português

Sim! Foi hoje, perto das 9 da manhã, antes de eu sair pra Universidade.
Toca o telefone e uma tia portuguesa de uma escola de inglês tá do outro lado. Nem lembro mais o nome da tal escola.
Queria fazer umas perguntas sobre importância do inglês pra mim e blablabla.
O mais engraçado: depois das perguntas, agradeceu e era isso! Não ofereceu curso de inglês, aula grátis, desconto em não-sei-o-quê, nada.
Então tá, né.
:-)

quinta-feira, março 30, 2006

Pequeno Dicionário Português-Português

Algumas frases e diálogos por cá

giro
= legal ou bonito

- Fui ao cinema ontem.
- Nossa! Que giro!

fixe = legalzinho, interessante
- Vou ler sobre semântica denotacional.
- Hmm... sei, é fixe.

chapéu = guarda-chuva
- Se está a chover preciso pegar um chapéu.

pequeno almoço = café-da-manhã
- Cereais Nestlé, mais saúde para o seu pequeno almoço.

perceber = entender
- Deves entregar estes documentos da secção de pós-graduação, percebes?

sereno = tranquilo
- Então fostes ao Banco.. Tudo sereno?

telemóvel = celular
vulgar = comum/popular
- O telemóvel é algo vulgar no Brasil?

metro (lê-se métro) = metrô
comboio = trem
autocarro = ônibus

Sim, tem mais. :-) Aguardem!

Doutoramento em Matemática. Kaqui, tu és doida.

Buenas, não vou aquele relato chato do que fiz cada dia, blablabla. Esse post é mais sobre a primeira semana no IST.
Logo no primeiro dia que cheguei à faculdade, já tive aulas. A tarde inteira. O bom foi ter ganho almoço de boas-vindas, o ruim foi ter assistido a aulas que já haviam começado faz um mês e sobre um assunto que eu nunca tinha nem lido a respeito. Lógica, Computação e Informação Quânticas é o nome da brincadeira. Bom né? Alguém tem um texto "Quântica for dummies" pra passar?
Digamos que eu fiquei um tanto quanto assustada.
Mas quem mandou se aventurar em um doutorado em Matemática tendo formação em Computação, hein Kaqui? Não adianta nada saber Sistemas Especialistas agora... :-\
Pois bem, tive aulas durante toda a tarde de 4ª e 5ª, e assim será durante todo o semestre. Além da cadeira doida de Quântica eu vou assistir à de Lógica Matemática (buenas, essa eu já viajei beeeem menos), mas só como ouvinte mesmo.
Na sexta tive minha primeira reunião com minha orientadora: tenho que fazer dois exames de qualificação nesse primeiro ano e a princípio será o de Lógica e o de Análise Real. Buenas, pelo menos o de Análise é só no fim do ano, início do próximo... O de lógica vai ser em Setembro. Muito pra estudar.
E vou assistir a cadeira de Topologia pra ouvir alguma coisa pro exame de Análise esse semestre. Beleza, agora tenho também as manhãs de 2ª, 3ª e 4ª ocupadas.
E no resto da semana? Estudo: álgebra linear pra enterder mecânica quântica, lógica pro exame de qualificação...
Mas o fim-de-semana ainda não vai ser dedicado só ao estudo. No fim-de-semana que passou, durante o sábado, saí. Fui a um shopping pesquisar notes... Passou tranquilo (ou, como dizem aqui, sereno). O domingo fiquei direto na Residência, tentando estudar... Ainda sem sonzinho no quarto, sem tem com quem conversar nas pausas (o pessoal todo saiu ou tava trancafiado no quarto)... Decidi que esse finde é sair e conhecer a cidade. Tenho 5 dias seguidos de estudos depois. E fico pela Universidade geralmente até umas 8 da noite sempre, tá bom neh?
Fico devendo um post sobre a Residência e o pessoal de lá. Faço semana que vem, já com o relato da festa de aniversário que a gente já tá organizando pra um dos moradores, no sábado. Dizem que o leite condensado daqui não é tão denso quanto no Brasil, mas vamos nos arriscar a fazer uns negrinhos (brigadeiros, pros outros brasileiros que tão por cá).

segunda-feira, março 27, 2006

Chegando em Lisboa e a Rua dos Baldaques

Após as 9hs e meia de vôo finalmente cheguei a Lisboa. Observei um pouco a cidade em que agora moro, tentando localizar os poucos lugares que tinha visitado no ano passado.
Na fila da imigração, conversei com a Kátia, uma carioca que veio a Lisboa fazer uma especialização em fonoaudiologia na Universidade Nova de Lisboa. É legal saber que não és a única em um lugar que se sente "caindo de pára-quedas". Trocamos e-mail após pegarmos as malas e então fui pegar o táxi: eu tinha cerca de uma hora para chegar na residência ou poderia não conseguir entrar...
Coloca as malas no carro, entra no táxi, "Rua dos Baldaques, por favor". "Rua dos Baldaques? Nunca ouvi falar!"
Putz! Só o que me faltava! E agora? Ok, forneci as poucas informações que eu tinha e o motorista foi andando pra região do IST.
"O senhor não possui um mapa, um guia..."
"Hmm... deixe-me ver o roteiro de Lisboa."
Pára o carro, desliga e pega um livrinho que pela cara devia ser de 1960. Letra B. Cinco minutos pra achar "Baldaques" (ainda bem que não era 'Buxio' ou algo que o valha!). Pra que olhar o primeiro e o último nome de cada página em uma lista em ordem alfabética??? Vamos um por um! :-Ok, agora ele sabia como chegar. Entramos na Rua dos Baldaques, "agora é só chegar no número 43..."
No meio do caminho havia uma escada. Havia uma escada no meio da rua! E a rua era estreita, descida em curva, carros estacionados nos dois lados da calçada... Como eu iria descer uma escadaria com dois malões além da mala de mão? Impossível!
Volta a rua de marcha a ré e contorna a quadra! Ok, tudo certo, achamos o prédio, descarreguei, paguei o táxi e entrei.
Fui recebida pela Cecília, a senhora cabo-verdiana que é responsável pela manutenção da Residência. Muito querida, passou-me as chaves e ajudou-me a subir as malas.
Desci ao térreo e conheci a Fabiana, que está aqui há mais de 2 anos com o marido que faz pós-doc no IST. Ambos brasileiros de São Paulo. Ela está no quarto acima ao meu e, logo após minha chegada, foi comigo ao supermercado para eu conhecer a vizinhança.
Óbvio que depois, sozinha no quarto, bateu aquele aperto. Émerson, obrigada pelo cartão da PT!!! Liguei pra casa, liguei pro Dani... Coração apertado e cansada, mas sem condições de dormir.
Fui pra cozinha e conheci o André, o marido da Fabiana. Comi um pouco de sucrilhos e conversa fora pra passar um pouco o tempo.
Dormi com a TV ligada, depois de uma hora no telefone (Skype Out ;-) ) com o Dani e a mãe. Tava passando "Um só coração". Pois é... aqui passa novela e minissérie brasileira (com som original, ufa! =) )

quinta-feira, março 23, 2006

"Estrela brasileira do céu azul..."

E os vôos... Buenas, o primeiro foi tranquiliz, tranquiliz. Pena que durou só uma hora e meia, porque eu ganhei classe executiva!!! Poltronão e tal :-)
O que é a desconfiança da criatura aqui. Eu entrei no avião, informei a letra do meu lugar (C, corredorzinho básico) e fui procurar o número (10). Quando encontrei e vi que tava na executiva, fui até a econômica pra ter certeza de que não recomeçava a contagem de lá :-P É, Kaqui, executiva mesmo... Weeeeeeee!!! \o/
Agora, o segundo vôo...
"Varig, Varig, Varig" Todo mundo avisou: 'Ah, vai de Varig? Hmm... eles andam atrasando...' Pois não foi diferente. O vôo pra Sampa já foi atrasado (meia-hora, que eu achei ótimo, pois "ganhei" meia-hora com o pessoal no aeroporto) e no check-in já em Porto Alegre já havia a informação que o vôo pra Lisboa estava programado pras 01:05 (originalmente era às 23:55). Ai, ai... muito tempo no aeroporto sem fazer nada... Cheguei no aeroporto e TCHANRAM! O vôo tava programado pras duas da matina! Beleeeeeeeza :-Buenas, minha sorte foi ter pego o vôo Sampa-Poa como doméstico, então pude passear primeiro pelo aeroporto mesmo.
Uma, duas, três vezes por cada loja... Uau, programão. Mas pelo menos consegui comprar uma bandeira do Brasil tamanho OK por 20 e poucos reais. Vou poder usar bandeira durante a copa agora :-D hehehe
Comi dois pães de queijo sem muita vontade (nervosismo-agitação dos últimos dias) e comprei
duas revistas de palavras-cruzadas pra matar o tempo. Resolvi finalmente entrar na área de embarque internacional lá pelas 23:30.
Oba! Mais lojinhas!
Nada, só o free-shop, a lancheria e a revistaria abertos. Buenas, pelo menos o Free-shop.
Meninas, morram de inveja! Comprei hidratante da Victoria's Secret por 9 dólares :-D
Depois disso, espera, espera, espera. Fomos decolar somente às 2:30 da manhã, e eu já com receio de que poderia chegar em Lisboa e a recepção da Residência já ter fechado... medo!
Mas pousamos em Lisboa pelas 15hs, ou seja, tempo suficiente para fazer a migração, pegar as malas e tomar um táxi para chegar a residência antes das 17hs.
A única coisa que não me conformei no vôo foi não ter conseguido assistir ao filme que passou:
Johnny e June (Walk the Line). Óbvio que dormi logo no início e acordei depois do fim. :-\ E óbvio que quando eu estava acordada não tinha naaaaaaaaaaaada passando na tela.

quarta-feira, março 22, 2006

As despedidas

Pois é, aconteceram.
No sábado, festinha pra gurizada lá no Salão de Festas da Vivica. Bah! Teve gente que furou... tsc tsc tsc, confirma depois não vai... fui pra Lisboa com má impressão... :-P hehehehehe
Pra quem foi, acho que a festa estava ótima! Devia estar... foi até às 4 da matina :) Pude conversar com meus amigos, comer bolo, negrinho, salgadinhos, sanduichinhos, patê com torradinha... :-D Dançar forró, música lenta, gaúcha... Dar risada, tirar fotos... Muito bom :-D
Domingo ao meio-dia foi a vez da family: almoço na galeteria Vêneto. Coisa chique! Hehehe. Mammy, Dani, Nanda, Patty, Laurinha e Rag, Pai e Realda diretamente de Faxinal pro almoço ;-) Michel de São Paulo (veio pra um casório, não tô tão importante assim :-P hehehehe), Carlos e Carmem e a Tétis :) Muito bom!!!
E, por fim, o aeroporto... Brigada por virem, pessoal... Além da família também foram a Claris, o Machado, a Tami, a Atenéia, a Ane e o Mourão. Valeu people!
Entrar naquele saguão de embarque foi difícil... Não posso dizer que não pensei em ficar, mas fui. Penúltima a entrar no avião, já com aviso de última chamada no terminal do aeroporto...
O avião partiu e eu tinha certeza que estavam acompanhando a decolagem.

quinta-feira, março 16, 2006

WLPK foi um sucesso!


Mais de 20 inscrições no Cenoura Pastéis! Mesa em formato de "C" e confusão de sabores!
Foi show de bola :-)
Depois disso, pastéis só de nata em Belém :-P
Vai um pout-pourri das fotos do pessoal.

quarta-feira, março 15, 2006

WLPK - CFP

CALL FOR PASTÉIS
----------------

Wai Logo pra Portugal, Kaqui (WLPK)
Prazo de submissão: 15 de março de 2006
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Brasil
Instituto Superior Técnico (IST) - Portugal

Objetivos
---------
Reunir mais uma vez pessoas amigas para comemorar a ida da Kaqui pra Lisboa.

Formato da Participação
-----------------------
A participação no evento se dará de forma PRESENCIAL no "Cenoura Pastéis" da Av. Ipiranga, esquina com a Vicente da Fontoura, no dia 15 de março de 2006,às 20:30.Submissões em formato eletrônico não serão aceitas.

Datas Importantes
-----------------
15/03/2006 - Comilança de pastéis.
20/03/2006 - Tchau, tchau, Kaqui.

Coordenação
-----------
Karina Girardi Roggia

segunda-feira, março 13, 2006

Milk Shake do "Rib's"

Sábado fiz reencontro de amigos da época do colégio na lancheria "The Best Food" lá na 24 de outubro. Tá, o nome da lancheria é "tirrível", mas é lá que tá o "milk shake do Rib's". Basicamente há ex-funcionários da lendária lanchonete da praça Júlio de Castilhos que abriram o "The Best Food" depois que o Rib's fechou.
Ficamos a tarde toda lá, rindo, relembrando os tempos de colégio e sabendo da vida atual do pessoal.
Show de bola!
Ano que vem, quando der uma voltinha por Porto Alegre, vou ter que tomar outro milk shake ;-)
PS: Foto by garçom do The Best Food. Akane's camera ;-)

sexta-feira, março 10, 2006

É dia 20 mesmo

Acabo de chegar da agência de viagens. Tô com a passagem: dia 20 às 18:30 pra São Paulo e depois vôo pra Lisboa pra chegar às 12:30 da tarde lá (horário GMT, que chique). Agora não tem mais volta, como diz a Vivi, "inventou agora aguenta". Bem, na verdade, volta até tem: passagem de volta pra ver a mana se formar início do ano que vem :)
Já estou com saudades antecipadas do pessoal: o Dani, minha família, meus amigos... Mas internet serve pra isso. Viva o Skype! :-D
Nossa, tenho uma semana pra arrumar as malas. Alguém tem uma balança de banheiro pra emprestar? Quero aproveitar cada grama da minha franquia de duas malas de 32Kg. :)
Vou me entupir de pastéizinhos de Belém :-P hehehehe
Temporada de despedidas aberta: teve Cavanhas na terça e me despedi do saudável Xis Gordo com Ovo :-D Amanhã vou rever meus amigos da época do colégio com outro cardápio saudável: Milk Shake.
Acho que vou ter que rever essa história de pastéizinhos de Belém... :-D

terça-feira, março 07, 2006

Começando as despedidas

Passei 5 dias em Faxinal do Soturno, entre a quarta-feira de cinzas e o domingo. Vi o pai, minhas vovós queridas, tios, tias, primos e primas... Eu já não aparecia com muita frequência por lá, umas 3 a 4 vezes por ano. Agora vai ficar ainda mais difícil.
Legal é que sempre tem novidade, mesmo sendo cidade pequena. Dessa vez teve novidade na tradicional festa de Enterro dos Ossos: trio elétrico andando e tocando pelo centro de Faxinal :-D
E a rodoviária, que mudou de lugar. Construíram outra, duas quadras adiante da anterior :-D


Amanhã tem Cavanhas básico. Pra começar as despedidas por aqui. Mas é engraçado: tô pra ir logo mas ainda não tenho certeza de quando. Passagem reservada, OK, mas ainda esperando o telefonema do consulado pra poder comprar. Acho que daí sim, vou sentir que tô indo mesmo.


Velho corre-corre de sempre ;-)