segunda-feira, dezembro 25, 2006

Primeira negativa!!!

Weeee! Tô na Alemanha. ^.^
Vim passar o fim de ano com a Denise e o Andriotti em Würzburg. E dia 27 a Laura também chega por aqui.
Uma reunião com 37,5% das mulheres /98 ;-) Uhu!!!
Ainda vou ter que fazer um super-post sobre os dias aqui. Mas aqui vai a novidade de agorinha: minha primeira temperatura negativa! Diretamente do Weather Channel! Temperatura: -1C, sensação de -4C. Lá fora, neh! Que aqui dentro de casa tem aquecimento :-DA Denise já colocou trocentas fotos nossas no Picasa da conta dela.
Minha chegada em Würzburg: http://picasaweb.google.com/toreadora/WRzburgWeinahchtsmarkt
Ida a Rothenburg:
http://picasaweb.google.com/toreadora/RothenburgObDerTauberMitKaqui
Ontem à noite, véspera de Natal:
http://picasaweb.google.com/toreadora/VSperaDeNatal
E agora tô esperando a neve aparecer, que por enquanto só chegou a temperatura negativa mesmo, hehehehe.
FELIZ NATAL!!! ^.^

Edição especial: A prova!

domingo, dezembro 17, 2006

Saldo futebolístico do ano: -87214

Esse ano eu realmente fui a pé-frio do momento. Não tem outra explicação. Shame on me.
Copa do Mundo: bandeira, camisetinha verde-e-amarela, vai pra rua ver o jogo... tsc tsc tsc veio a França e fim. Ok, pelo menos desde o ínicio eu tava torcendo por Portugal também, Felipão e tal. Quase infartei no jogo contra a Holanda, beleza. Aí veio a França de novo, grrrrrrrr! Meu prêmio consolação foi a Itália ter vencido a terra da Torre Einfel.
Depois o Brasileiro: beleza! O Grêmio foi bem! Se recuperou depois de ter passado 2005 na segundona (pois é, reconheço que a gente conhece o que é a 2a). Daí na última rodada o time tem a chance de terminar a temporada com o vice-campeonato, logo a frente do Inter e tcharam! Perde a partida. Por quêêêêê? Por queeee que eu fui ouvir esse jogo, hein? Hein?
E hoje eu ainda aguento meu vizinho colorado feliz e contente: ganharam do Barça. Eia, quê fazer? Souberam fazer a lição de casa: primeiro tempo segurando bem o Barcelona e no segundo, jogando mais no contra-ataque. Um lance e era isso. Parabéns, neh? :-\
O pior é que até no futebol português eu mereci uma. Fui ao estádio. Dia 5 de dezembro tinha jogo pela Champions League: Sporting X Spartak de Moscou. E eu já tinha me inclinado pra torcer pro Sporting por aqui: pro Benfica (vermelho e branco) é que eu não ia :-P hehehehe e o Porto, apesar de azul, é do outro lado do país e eu tô em Lisboa, neh. Simpatizei pelo Sporting e era isso.
E só era preciso um empate pra passar pra próxima fase.
TRÊS A UM. Pro Spartak. :-(((
Bah, pelo menos o ano tá acabando :-P hehehehe
Mas ir ao estádio foi divertido, (imaginem dois gaúchos, um turco e um alemão indo a um jogo que a gente mal sabia quem era quem, hehehe) e vocês podem ver algumas fotos aqui. ^.^

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Almoço a 2 euros :-)

Já tô por aqui faz tempo, neh? Então as coisas começam a ficar mais com cara de rotina mesmo.
Mas não falei lá muito da minha rotina por aqui, então aqui vai um aspecto dela: o almoço.
Praticamente todos os dias da semana eu almoço na cantina dos estudantes, o equivalente ao RU.
O preço é bem baixo também: 2 euros. O sistema de filas também é próximo ao RU da UFRGS, sempre com bastante gente e nunca se sabe porque há bolinhos de gente que só aumentam ;-P hehehe, mas geralmente não se fica mais do que 7 minutos na fila. Mesmo em horário de pico.
O almoço consiste em sopa, pão, um prato bem servido de comida, sobremesa (que varia entre iogurte, fruta, arroz doce, gelatina, flan, molotof [sei lá como se escreve isso, mas é clara em neve com um creminho de baunilha bem gostoso ;)], geralmente há várias opções pra se escolher) e suco a vontade (ok, ok, suuuuco suco a gente não pode dizer que é exatamente... é água com algo parecido com tang sempre do mesmo sabor :-P hehehehe). Para o prato principal sempre há cerca de 4 opções: um prato com carne, um prato com peixe, um prato macrobiótico (geralmente coisas com soja, ou espinafre, etc e muitas vezes gostosos :-P hehehehe) e uma quarta opção qualquer, e todos podem vir com uma porçãozinha de salada. Ou seja, não é arroz-feijão-complemento-carne.
Buenas, só pra deixar uma idéia.... Essa semana teve salmão.
Pois é! Salmão assado a dois euros!!!
Tá aí a prova:Mas que eu ainda lembro do feijão do RU.... de vez em quando faz falta! ^.^

sábado, novembro 11, 2006

Bowling

Ou boliche, falando no português do Brasil. :-P Pois é, aqui chamam bowling mesmo. o.O
Quinta foi meu aniversário e resolvi fazer alguma coisa diferente: veio a idéia de juntar a galera pra jogar boliche e praticamente metade do Baldaques foi ^.^ Chegamos agorinha.
As fotos já estão disponíveis aqui.
A classificação geral:
A propósito do meu aniversário: valeu gente!!! Recebi vários recadinhos pelo orkut, msn, mail,... Além de telefonemas! \o/ O dia foi show de bola ^.^

quarta-feira, novembro 08, 2006

Dicionário Português-Português 7

Tá tudo de pantanas = tá tudo de pernas para o ar
Com toda essa chuva, meu restaurante está alagado, perdi muita comida, muita sujidade... Está tudo de pantanas!

Tô feita ao bife = tô frita, tô ferrada
O exame é semana que vem: tô feita ao bife!

Tô tramada = tô ferrada
Estamos tramados! A internet não funciona!

Constipada = gripada
- Karina, estás constipada?
- AAAAAAAAAAtim! Aham...

De hoje a oito = daqui a uma semana
Ok, a aula já acabou, nos vemos de hoje a oito.

sábado, outubro 28, 2006

Baldaques Street 1900-083 - 2nd Season

Aproveitando o início das temporadas das séries, e após a pausa "Exame de qualificação" que marcou o fim da 1ª temporada, vamos ao casting da renomada série "Baldaques Street 1900-083", explicando o destino de alguns personagens e os novos rostos dessas série ;-)

Quem não renovou contrato para essa temporada:
- Alexandre: como muitos lembram, do meio pro final da última temporada, Alexandre deixa os Baldaques, depois de 6 meses fazendo sanduíche. Deixa em aberto a possibilidade de um retorno à série (fontes das revistas especializadas dizem ser questão de novos contratos, tendo que haver aumento de salário - leia-se bolsa de pós-doc :-D )
- Gláucia (ou Lindinha): volta temporariamente ao Brasil para finalizar a tese de doutorado, segundo os roteiristas, deve reaparecer antes do final desta temporada.
- Roberto: sai da série no início da 2ª temporada, participando ainda de alguns episódios ("Doce Ironia", "Churrasco sem Coração"). Volta para o Brasil depois de encerrado seu pós-doc de um ano.
- Sandra: voltou para o Brasil uma semana antes do episódio final "Exame de Qualificação" da primeira temporada. Está fazendo uma pausa na série, com participações eventuais em off (leia-se aparecimentos por webcam em churrascos e conversas por msn). Fortes possibilidades de reintrodução de sua personagem de forma praticamente definitiva na temporada seguinte (esse pessoal só pensa em bolsa de pós-doc).
- Val: foi embora na mesma época de Alexandre, mas sua participação na série já estava programada para poucos episódios já que o contrato com a série "Casa e Emprego Novo" já tinha sido assinado.

Novos personagens:
- Carlos, o carioca: físico vindo da Cidade Maravilhosa, chega nos Baldaques ouvindo funk e resolvendo equações para campos gravitacionais. Logo em sua primeira semana da série tem um espisódio especial ("Doce Ironia", quando é assaltado em Lisboa).
- Cristiano: paulista, doutorando pela CAPES em Eng. Mecânica (mas com formação em Design). Chega para trabalhar no mesmo grupo de pesquisa de Vera, mas não vem morar na Residência dos Baldaques.
- Daniela: esposa de Cristiano e veio acompanhar o marido em Lisboa. Designer com planos de fazer o mestrado. Revistas de TV indicam que o casal aparecerá com frequência na série.
- Kelany: vinda do Espírito Santo para fazer todo o doutorado no IST em Química. Bolsista do CNPq. No meio da segunda temporada chega seu marido, Cláudio, para a acompanhar.
- Lisa: chinesa, contratada para um ano na série. Inicia sua participação de forma tímida, mas devido a sua vizinha Rena (que também fala chinês), se integra na turma.
- Rena: pesquisadora em processamento de imagens vinda da Malásia. Chega nos Baldaques completamente disposta a fazer novas amizades na residência e participa das festas e papos de cozinha, mesmo não falando português. :-)

Personagens fixos:
- Cecília: terminou a 1ª temporada com a notícia da gravidez e iniciou a segunda com a confirmação que é um menino :-)
- Cilmar: em sua eterna rotina estudos, casa, estudos, casa, estudos, ...
- Kaqui: às voltas com Análise Real, Análise Funcional, disciplinas, querendo iniciar as pesquisas, e com mais um exame de qualificação à cola :-P
- Marcos: ficará afastado da série no início da 2ª temporada devido a compromissos no exterior, retornando no início do próximo ano.
- Vera: as previsões são de que a personagem sairá da série antes do final da segunda temporada, mas prevendo retorno posterior.

Participações esporádicas e especiais:
- André e Fabiana: o casal do 4º andar.
- Fernando: brasileiro vindo por 3 meses para um projeto, 3º andar.
- Murat: 2º andar, economista turco com projeto de pesquisa.
- Rafael: depois de passar a primeira temporada no 1º andar, a segunda será passada no 2º ;-)
- além de outras a serem anunciadas no decorrer da série.

Os primeiros episódios desta temporada serão colocados de forma breve assim que possível neste estimado blog ;-)

sábado, outubro 21, 2006

Meu primeiro visitante

Nessa história toda de exame de qualificação, estuda, estuda e estuda, demorei pra dar notícias. Uma semana antes da minha prova, apareceu meu primeiro visitante aqui em Lisboa ;-) O José veio pra cá a trabalho por duas semanas.
Na semana que ele chegou, nem pude dar atenção ao forasteiro :-( E olha que ele trouxe cuia e bomba de chimarrão! Finalmente pude matar as saudades de um mate ^^
Mas no dia mesmo da minha prova, depois de tudo passado, comemoramos a minha "liberdade condicional" com pizzas no Baldaques mesmo. As fotos estão aqui.
Depois, dia 5, quinta-feira, era feriado aqui em Portugal e fomos eu, o José e a Vera para Sintra. Como eles não conheciam a Quinta da Regaleira, servi de guia :-P hehehehe, passamos a tarde toda lá e depois ainda tivemos direito a ir na Periquita (calma! Esse é o nome da Pastelaria!!!) comer travesseiros com chocolate quente. Hmmmm! :-) Algumas fotinhos aqui.
E dia 6 tio José se mandou de mochila nas costas pela Europa: duas semanas de férias, tadinho. Essa quarta agora ele aparece por Lisboa pra voltar pra Porto Alegre na quinta de manhã. Ainda vai dar um tempinho pra uma janta \o/

quarta-feira, outubro 04, 2006

One done, another to go

Cara Karina,

Tenho o prazer de a informar que obteve aprovação no exame de qualificação em Lógica e Fundamentos realizado em 2/10/2006.

Cumprimentos,
Carlos Caleiro


Só pra uma idéia da brincadeira: algumas fotos dos estudos.

sexta-feira, setembro 29, 2006

Um intervalo comercial

É incrível como uma tirinha de quadrinhos pode muitas vezes retratar a vida de estudantes... PhD Comics já fez isso várias vezes, e a última deles, eu estava lá, confiram!

O link pro site do PhD Comics tá alí do lado na seção de links, pra quem ainda não conhece ;-)
Agora vou nessa, semana que vem o blog volta de verdade. Prometo :-)

quarta-feira, setembro 13, 2006

Por motivo de força maior...

... este blog estará fora do ar por mais 3 semanas.
Aguarde a nova programação em outubro ;)

PS: A novidade dos últimos dias: comprei uma máquina digital \o/
O que eu não imaginava é que ela seria tão útil assim nos meus estudos! hehehehe Vários quadros de provas fotografados :-) Será que devo colocar as fotos no Flickr ou no Picasa??? :-P

segunda-feira, agosto 28, 2006

Dicionário Português-Português 6

Banda desenhada = história em quadrinhos
Quando eu era miúdo eu gostava da banda desenhada do Mickey.

Sujidade = sujeira
Cilit Bang, um bang e a sujidade desaparece.

Peão = pedestre
Motorista, respeite os peões.

Rotunda = rotatória
A farmácia fica após a rotunda.

Passadeira = faixa de pedestre
Aqui os motoristas param nas passadeiras.

Diospiro = caqui
!!!

domingo, agosto 13, 2006

Aniversário, Oceanário, Despedidas

A semana que passou foi movimentada. Na sexta-feira, dia 4 foi o aniversário da Sandra. Fizemos uma festinha como a que fizemos pro Alexandre: cada um trouxe alguma coisa e juntamos tudo na sala do térreo e ficamos papeando até às 2 da manhã. Eu novamente fiz os negrinhos (que eles insistem em chamar de brigadeiros, tsc tsc tsc). Faltou só cachorro-quente... que lembramos só no final da festa :-P
No domingo eu, a Vera e o Alexandre fomos ao Oceanário aqui de Lisboa. O passeio é ótimo! Peixinhos, peixões, cavalos-marinhos, anêmonas,... Muitos pássaros, pingüins, as lontras muito fofas... Fiquei com vontade de levar a Laurinha pra lá, havia várias crianças se divertindo muito com os aquários e os animais. Há um aquário enoooorme já na entrada e ele fica bem no meio das instalações, que recriam diversos ambientes (os principais são os três oceanos, obviamente). A pena foi não termos levado máquina (bando de pobres :-P) além do meu celular chique com câmera :-PPP mas sem bateria :-((( Consegui tirar meia dúzia de fotos que estão aqui.
E então vieram as despedidas... :-(
Na terça, jantamos em um restaurante no Bairro Alto chamado "Adega Dantas". É um restaurante bem simples, mas bem gostoso. Era o último dia da Val, que partia para uma micro-temporada de 4 dias em Roma com o Arthur para no domingo embarcar de volta pro Brasil: emprego novo ^.^ O jantar foi ótimo, o papo sempre bom. Depois ainda demos uma passada em um mirante na esquina do restaurante e descemos até a Baixa para pegar o metro (sim, tinha uma estação mais próxima, mas caminhar por Lisboa à noite nesses arredores é ótimo: essa época do ano sempre tem bastante gente pela rua mesmo após a meia-noite, muitos turistas. É uma liberdade que a gente infelizmente não têm no Brasil :-( ). O brabo foi dar tchau mesmo pra Val... Mesmo ela tendo ficado por aqui só dois meses foi o suficiente para "adotarmos" ela na "família Baldaques".

E na outra noite foi a vez do Alexandre. Voltou para São Paulo na 5ª no início da manhã, depois de seis meses por aqui. Na quarta fomos em uma tasca aqui quase na esquina de casa pra que o Alexandre não saísse de Portugal sem experimentar uma ginginha, que eu pensava que era uma bebida forte, mas na verdade é tipo um licor. Mais conversa fiada, brinde e um até logo. Nós que aqui estamos ficamos na torcida pra que o Alexandre defenda logo e consiga o pós-doc dele aqui.
Ainda nessa semana, na sexta, a Vera e a Sandra "se mandaram" de férias. A Vera foi pra cidade onde estão os parentes dela, a Sandra foi visitar uns amigos em Braga e depois encontra a Vera por lá. Duas semanas sem aquelas duas... :-(
E o Nuno foi de férias com a família pros EUA. A casa está bem vazia nas próximas semanas... E a saudade bate.

terça-feira, agosto 08, 2006

Brasilllll!!! (il! il! il!) \o/

Sim, eu cheguei a sair durante a copa pra ver os jogos da seleção (principalmente porque a TV aberta daqui não passou a maioria deles o.O), mas o fiasco da Copa não me deu lá muita motivação pra postar sobre as idas à região da Expo pra ver os jogos. Mas as vezes que fui estavam boas, com direito a showzinho do Olodum em carro elétrico no primeiro jogo do Brasil.

Esse post é sobre a seleção brasileira, mas a de VOLÊI masculino :-) No fim-de-semana de 29 e 30 de julho a seleção brasileira veio pra cá disputar dois jogos contra Portugal pela primeira fase da Liga Mundial. E lá fomos nós pro Pavilhão Atlântico no sábado torcer pra uma seleção que, apesar de trocentos títulos conquistados (ouro nas olimpíadas, campeonatos mundiais e títulos da liga) treina de verdade e não tem estrelismos.
Primeira observação: como faz falta uma boa divulgação por aqui. Ficamos sabendo do jogo no domingo anterior por acaso, quando o Alexandre estava dando uma olhada nas notícias de esportes no Brasil e leu que os jogos seguintes do Brasil seriam contra Portugal aqui. Fui pro google e achei o local, horários e depois, no site do Pavilhão, o preço e local de venda dos ingressos. Ou seja, ficamos sabendo onde, quando, como, porquê, etc por ter feito pesquisa na internet! Resultado: ginásio vazio. Uma das teorias é que provavelmente os portugueses resolveram não divulgar muito porque era capaz de daí ter bem mais brasileiros do que portugueses na partida :-P Sem a divulgação a proporção foi praticamente meio-a-meio :-D Mas justamente por ter sido tão tranquilo deu pra ver a seleção chegando a pé mesmo pro ginásio (eles estavam hospedados em um hotel próximo de lá, como concluímos depois da partida), conseguir um lugar bom e sem confusão, sair da partida e encontrar os jogadores e poder até bancar a tiete :-P hehehehe Ao lado, foto feita com o meu celular novitcho ;-) Eu e o Sérgio, líbero medalha de ouro olímpica.
O jogo foi tranquilaço, só no primeiro set que Portugal encostou no placar no meio do set que terminou 23-25 pra gente. Os outros foram mais tranquilos 20-25 e 15-25. Depois ainda fomos ao shopping comer alguma coisa. Cerca de 40 minutos depois de chegarmos por lá começaram a aparecer alguns jogadores e até o Bernardinho pelo shopping pra tomar sorvete, hehehe. Foi mais um dia que saí de camisetinha amarela e bandeira em punho feliz e contente ^.^
Mais fotos aqui.

domingo, julho 30, 2006

Minhas férias

Pois é... essa é a época de férias aqui no hemisfério norte.

As aulas presenciais nas universidades pararam lá pelo meio de junho, e então inicia a época de exames que dura um pouco mais de um mês. Ou seja, aqui fica-se assistindo às aulas durante uns três meses e tantinho e depois junta-se tooooda a matéria para então fazer um examezão só. Podendo fazer um segundo exame caso dê cáca :-P
E como é verão agora, agosto é férias. Na última sexta de julho a maior parte dos meus professores vieram me dar tchau, que estavam saindo de férias. O mês de agosto eu vou passar com a sala só pra mim. Pelo menos consertaram o ar-condicionado, porque a única janela que tem na sala dá pro corredor :-\ Mas então como eu sabia que eu teria um mês pra mergulhar nos livros pra me preparar pro primeiro exame de qualificação (que estava divulgado pra ser em setembro, mas finalmente marcaram uma data mesmo: 2 de outubro, segunda-feira, 14hs GMT) aproveitei o convite do Nuno pra irmos pro Algarve em um fim-de-semana (dias 15 e 16 de julho) pra fazer dele as minhas férias oficiais.
O Algarve é a região de praias mais famosa de Portugal, e no verão vem horrores de turistas
pra lá, tanto de Portugal quanto do resto da Europa, então é comum ouvires inglês, alemão, italiano e outras tantas línguas por lá.
O finde foi muito bom, apesar de ter passado super rápido.
Fui pra lá com a Val de ônibus na sexta a noite. Deveríamos ter pego o buzum às 20:30, mas atrasamos e perdemos. Sorte que não tinhamos comprado os bilhetes, mas localizar a rodoviária foi difícil (dependendo de onde vai o ônibus, ele pode sair de pontos diferentes de Lisboa, ou seja, não há uma só rodoviária aqui).

Mas havia outro ônibus às 22:30 e compramos as passagens. Só não pudemos comprar a volta, pois o horário que queríamos, que era domingo às 19hs, a mulher disse que não poderia vender, que era de outra companhia e blablabla. E as passagens de volta que ela podia vender era dos super-pinga-pingas, decidimos que íamos comprar a volta lá em Vilamoura mesmo.
Chegamos e o Nuno e a Sandra foram nos pegar no ponto de ônibus. Eles e a Vera tinham chegado no meio da tarde: foram com de carro com o pai do Nuno e o carro já estava lotado com o equipamento de golfe e os 4. E eu tinha que assistir um seminário na sexta no fim da tarde.
Sábado foi piscina de manhã (ruinzinha a piscina aí do lado, neh?), macarrão de almoço (eu que fiz ^.^) e praia à tarde. O mar era calminho e, contrariando toda a propaganda, com a água com temperatura agradável. À noite andamos pela marina de Vilamoura onde ficam atracados váááários barquinhos, barcões e iaaaates :-P
Domingo foi piscina de manhã até o meio da tarde, daí foi almoço e arrumação das coisas pra voltar. Saímos eu e Val, levadas pelo Nuno pra ir comprar a passagem do ônibus que saia às 19hs. E o posto de venda de passagens estava fechado. Desde sábado à tarde!
Toca pra cidade mais próxima onde tem uma pequena rodoviária. Tava lá o ônibus, mas não pudemos embarcar: o posto de vendas também tava fechado! E nada do motorista vender passagem. E agora? Duas opções: ir pra uma cidade ainda mais longe e ver se havia outro ônibus mais tarde (e sabia-se lá se o bendito posto de vendas nessa cidade maior também tava fechado ou não!) ou ir até Loulé, outra cidade há uns 5Km, pra ir de comboio (isso é trem em português europeu). E nos mandamos pra lá. Chegamos na estação 15 minutos antes do próximo trem pra Lisboa. E voltei de trem, o que foi óóóótimo. O trem é um pouco mais caro (coisa de 5 euros) mas bem mais confortável e rápido. Cheguei mais de 23hs da noite em casa, mas menos quebrada do que se tivesse ido de buzum.
Fim das férias. :-( Mas as fotos estão aqui.

domingo, julho 23, 2006

Caldas de Penacova

Encontrei! Já havia ouvido falar nesta marca com um nome, ahm... curioso, mas no domingo, dia 9 de julho, vi ao vivo e a cores. E a prova está aí na foto.
Nesse dia eu, a Vera e a Val fomos fazer programa de turista: visitar museus. Dica para quem vai para Lisboa: incluir um domingo no roteiro. Aos domingos pela manhã (que na realidade é até umas 13 ou 14hs) a entrada nos museus nacionais é gratuita. Então lá fomos nós no Mosteiro dos Jerônimos (que eu tinha só entrado na igreja da lá no ano passado) e depois no museu dos coches (que a Vera queria ir desde que tinha chegado aqui).
Mas como era domingo de manhã, pelo menos um compensação antes dos museus por ter acordado cedo: tomamos café da manhã (ou melhor, pequeno-almoço! :D) no tradicional local dos Pastéis de Belém. =)

O Mosteiro dos Jerônimos é lindíssimo. Eu já gostava de lá somente o conhecendo por fora, depois do passeio então... Há um jardim com uma bela fonte bem no centro e os detalhes das paredes esculpidos na pedra são lindos.
O museu dos coches tem cheiro de museu :-P Mas é interessante, não imaginava que as carruagens dos séculos passados fossem tão grandes. Morri de pena dos pobres cavalinhos que tinham que puxar aquilo tudo com umas tias gordas com mais 5Kg só de saia junto.
Saímos do museu e resolvemos subir no Padrão dos Descobrimentos (outro local que eu tinha ido ano passado, mas que não pude subir pois estava em reformas). A vista láááá de cima é ótima: vê-se o Mosteiro, a praça em frente, ao longe a Torre de Belém e do outro lado, a ponte 25 de Abril.

Bom, daí resolvemos que queríamos ir ao outro lado do rio Tejo. Queríamos chegar à Almada, para vero Cristo Rei (um Cristo Redentor like que fica do outro lado do rio :D). Como chegar? Nem idéia! Então resolvemos ir até o Cais do Sodré e de lá pegar um barco que atravessasse o rio, oras.
E foi o que fizemos. Chegamos do outro lado e havia uma praça, um bando de ônibus (ou autocarros, se quiserem ;-) ) e o Cais. Fomos andando pelo Cais, onde se avistava um elevador que, achavamos nós, poderia nos levar pra parte alta da cidade.
Anda, anda, anda... Tcharam! Cadê o elevador? No meio da calçada! Fora do local. :-O
Ficamos um pouco por lá mesmo, admirando a vista do rio e voltamos, com um programinha de índio na bagagem :^)
Fotos? Claro! Estão em mais um serviço do Google, que vai dominar o mundo, estou experimentando pra saber se é melhor que o Flickr. E gostei bastante. Clique aqui então para ver as fotos ;)

quinta-feira, julho 20, 2006

Dia do Amigo

Hoje é o dia do amigo. Eu tenho pelo menos dois posts atrasados pra colocar aqui (um domingo de museus e programa de índio e o do fim-de-semana passado no Algarve), mas não posso deixar essa data passar em branco.
Apesar de longe da graaaande maioria dos meus amigos, queria dizer algo pra eles. E também para os novos amigos que aqui fiz, que tem sido muito importantes nessa adaptação a um novo país, a tentar estabelecer uma nova rotina...
"Roubei" esse texto da página do Drebes e ele diz muito do que queria dizer pra vocês.
Brigada mesmo, gente!

Amigos
Vinicius de Moraes (1913-1980)

Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.

A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.

E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências…

A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.

Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.

Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.

Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo!

Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.

Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer…

Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!

A gente não faz amigos, reconhece-os.

domingo, julho 09, 2006

Pequeno Dicionário Português-Português 5

Especial Copa do Mundo, edição final

Arremate = chute a gol
Baliza = trave
Figo arremata! Baliza!!

Pontapé de baliza = tiro de meta
Pontapé de canto = escanteio
Era pontapé de canto, mas o árbitro dá pontapé de baliza.

Balneário = banheiro, vestiário
Os jogadores de Portugal estão concentrados no balneário e devem aparecer no relvado em pouco tempo.

Fora de jogo = impedimento
Passa a bola para Ronaldo, que novamente está fora de jogo.

*Adicionado em nova edição*
Auto-golo = gol contra
Auto-golo... Alemanha 2, Portugal 0.

domingo, junho 25, 2006

Festa de Santo Antônio

(ou: Kaqui, a vaquinha e o manjerico)

"Há arquinhos e balões
gente na rua a passar
só não vejo a minha amada
por quem estou farto de esperar"

Dia 13 de junho é dia de Santo Antônio, que é o padroeiro de Lisboa, ou seja: feriado e festa :-)
A festa acontece em toda a cidade, principalmente nos bairros do centro antigo de Lisboa, na noite anterior ao feriado. Então fomos à noite para Alfama: comer sardinhas, bifanas, beber sangria e ver as decorações pelas ruas.
Aproveitei o dia tradicional para seguir as tradições também, comprei um manjerico com um versinho que escolhi, é justamente o versinho aí de cima. O verso vem sempre em um cravo de papel colorido que vem no meio do manjerico. Além disso, a regra é nunca cheirar diretamente o manjerico: deve-se passar a mão por cima dele e então cheira-se a mão. E faz-se um pedido, claro ;-)
Dessa vez foi toda a turminha mesmo: eu, Vera, Alexandre, Roberto, o casal 20 Sandra e Nuno, Rui e até o Cilmar! \o/ Já eram sei-lá-que-horas-da-noite quando decidimos ir embora. Estavámos em Alfama, a rua tomada de gente, ou seja, nenhum carro passava, muito menos táxi. Fomos em direção à região dos Restauradores quando veio a idéia: vamos voltar pra casa a pé?
O Roberto e o Rui "arregaram": se mandaram de táxi. Eu adorei a idéia: conhecer ainda mais a cidade (a pé a gente sempre conhece melhor) e a noite, coisa que a gente nem pode imaginar em fazer no Brasil. Foram cerca de uma hora e meia de caminhada, com direito a parada em uma padaria para os guris comerem pão com chouriço e comprarmos pão quentinho pro outro dia :-D
Foi no meio da caminhada que tirei essa foto aí: eu, o manjerico que comprei e uma das vaquinhas da Cow Parade aqui de Lisboa. O Nuno só lembrou do novo celular (opa! telemóvel! :D ) com câmera no fim da noite: perdemos de tirar fotos da decoração... mas tem mais festa ano que vem ;-)

domingo, junho 18, 2006

Post atrasado, mas não deixo de passar as notícias ;-)

A semana retrasada foi uma loucura: participei de dois eventos sociais de um congresso que eu não participei! Explicação: congresso de engenharia civil onde o Cilmar, o Nuno e o Rui estavam inscritos e com organização do Técnico, ou seja, várias pessoas do Técnico participando e nem todos iam a estes eventos, logo, sobraram convites pra nós. :)
Na segunda, dia 5, foi um passeio de barco pelo Tejo com cocktail e tudo :D Foi um passeio de cerca de uma hora e meia no fim do dia. Saímos de Belém até a Expo e voltamos, com passagem pela Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos. Fui eu, a Sandra, o Nuno e o Alexandre. Detalhe: somente o Nuno é que participava do congresso entre os quatro.
Na quarta, dia 7, houve o jantar. Dessa vez fomos eu, Sandra, Nuno, Cilmar e Rui. O Alexandre e a Vera ficaram de fora, a Vera tinha compromisso um pouco antes do jantar e não daria tempo de ir e o Alexandre ficou arrumando a mala para a viagenzinha básica que ele está fazendo essa semana, tadinho: Dinamarca, depois dois dias em Berlim (entre eles a terça do jogo do Brasil) e depois cinco dias em Roma. Mas voltando ao jantar, tudo ótimo, comida boa e um buffet incrível de sobremesas :D Ficamos na mesa junto com outros colegas dos guris, entre eles a Matilde, uma figura! Elétrica, não parou de conversar o jantar inteiro, conhecia até os garçons que nos serviram! Além de um colega deles egípcio que estava lá com a esposa e o filhinho deles. Há fotos no Flickr tanto do passeio de barco quanto do jantar. Ainda não coloquei comentários na maioria, mas confiram ;)
No domingo aproveitei o convite da Vera, fui à Fátima com os tios e a prima dela junto. Foi muito bom. Fátima estava lotada, e o dia estava com o sol bem forte, o que fez com que não desse pra gente aproveitar a tranquilidade de lá. Mas deu pra sentir o gostinho e ter vontade de voltar, da próxima vez em um dia de semana, mais calmo. As fotos já foram pra internet e estão aqui. Ainda sem comentários, etc.
Buenas, agora vou ficar devendo o post sobre essa semana que passou agora: segunda teve festa de Santo Antônio, terça jogo do Brasil em dia de feriado e quinta outro feriado. Resumindo foi uma semana totalmente intercalada e com produção efetiva muito baixa.
Mas isso eu conto mais tarde. ;-)

segunda-feira, junho 12, 2006

Para o meu manjerico ;-)

Pra Ser Sincero

Composição: Carlinhos Brown, Marisa Monte


Eu era tão feliz
E não sabia, amor
Fiz tudo o que eu quis
Confesso a minha dor

E era tão real

Que eu só fazia fantasia
E não fazia mal
E agora é tanto amor
Me abrace como foi
Te adoro e você vem comigo
Aonde quer que eu voe


E o que passou, calou

E o que virá, dirá
E só ao seu lado, seu telhado

Me faz feliz de novo
O tempo vai passar

E tudo vai entrar no jeito certo de nós dois
As coisas são assim

E se será, será

Pra ser sincero, meu remédio é te amar, te amar

Não pense, por favor

Que eu não sei dizer

Que é amor tudo o que eu sinto longe de vocêFeliz Dia dos Namorados, amor :-)

sexta-feira, junho 09, 2006

Pequeno Dicionário Português-Português 4

Especial Copa do Mundo

Guarda-redes = goleiro
Avançado = atacante
O guarda-redes e os avançados treinaram cobranças de penaltis durante o treino de hoje.

Camisola = camiseta
Adeptos = torcedores
Dezenas de adeptos de Portugal, vestidos com suas camisolas, despediram-se da seleção.

Relvado = gramado
Amigável = amistoso
O relvado do amigável contra Cabo Verde está em boas condições.


Estar de castigo = suspenso
Cristiano Ronaldo não atuará o próximo jogo pois está de castigo após receber o 2º cartão amarelo.

Magoar = machucar
Deco saiu magoado do treino depois de dividir uma bola com Costinha.

terça-feira, junho 06, 2006

Sabadão

Este fim de semana foi mais tranquilinho: nada de churrasco :-P Mas ok, início de mês é época de ir ao shopping ;-) Fomos eu, Sandra e Alexandre bater perna no Colombo. A Vera tinha ido na sexta de manhã para o interior visitar os parentes e o Cilmar, pra variar, trabalhando :-P O Nuno tinha que se preparar para a apresentação que iria fazer naquele dia, detalhes a seguir.
Saímos no finzão da manhã e passamos a tarde pelo shopping, no fim o Alexandre comprou as duas bermudas que foi procurar e de quebra resolveu comprar também uma "camisetinha" da Seleção Brasileira. Te mete, hehehehe. Quem disse que impulsos consumistas é só coisa de mulher? E eu comprei o presentinho de dia dos namorados pro Dani ^.^ Vai chegar atrasado, mas tá valendo: tenho que recompensar minha ausência na data, né. ;-)
Aliás, essa história de dia dos namorados vai passar tranquila por aqui. Acho :-P Na Europa o dia dos namorados é geralmente no dia de São Valentim, em fevereiro, então não há coraçõezinhos pindurados em tudo quanto é loja por aqui.
Falando em namorados... Após o shopping saímos correndo para tentar chegar a tempo de ver a apresentação do Nuno. Ele faz curso de piano e no sábado foi o encerramento do ano letivo. Lembrei muito da Tetê, quando fomos ano passado (foi ano passado, neh?) à audição na escola de música que ela fazia aulas...
Mas o que tem a ver a apresentação de piano com namorados? Tem tudo! Ou vocês acham que a gente sairia correndo do shopping para chegar do outro lado da cidade se não fosse porque a Sandra não queria perder a apresentação do namorado? ;-) Por sinal, apresentação marcante: a apresentação que o Nuno fez da Sandra como namorada pra mãe dele :-D Mas sim, a de piano também foi bem legal.

domingo, maio 28, 2006

Churras


Pois é, conseguimos uma "churrasqueira" aqui e fizemos a festa na residência :-)
Ao lado, foto da churrasqueira com um pedaço de picanha, em momento crítico :-O Nuno a trouxe na sexta a noite, mas a preparação iniciou ainda na quinta-feira, quando fomos comprar a picanha (weee!!! \o/), batata, tomate, cebola pra salada, limão pra caipirinha...
Falando em caipirinha... Caracas! SETE EUROS uma garrafa de 51! :-O E olha que era a mais barata! E vodka a mesma coisa. Compramos só uma garrafa mesmo, de 700ml, até porque tínhamos que fazer pelo menos uma provinha para os portugueses (o Nuno e o João, esse último trabalha com o Roberto no IST) e pra Anna (uma polonesa que está aqui na residência por dois meses) e pro Julian (francês, qua atualmente mora na Alemanha e que veio passar também dois meses por aqui). Os não brasileiros adoraram a caipirinha, vide o olhar do Julian para o copo na foto ao lado, hehehehe.
Foi festa o dia inteiro, o cheirinho começou perto do meio-dia e desligamos o som às 22hs (último pedaço de picanha pelas 21hs e pouco). Foi uma tarde ótima, no início o sol estava MUITO forte, e ficavamos revesando entre dentro da cozinha, onde não pegava sol e a varanda com seu piso branco (imagina o quanto que refletia...). Pelas 15:30~16hs começaram a aparecer algumas nuvenzinhas o que aliviou bastante a temperatura de uns 34ºC. O Roberto chegou a tomar banho de mangueira, HAHAHAHA. As tias portuguesas vizinhas da residência que apareceram na janela algumas vezes não entendendo o que aquele maluco fazia na varanda de "fato de banho" (mais um verbete pro dicionário ;-)) jogando água em si a cada meia hora. :-P
O churrasco fez sucesso, e já estamos vendo quando faremos outra dessas (churrasco ou feijoada, a dúvida ainda perdura :-P).

sexta-feira, maio 26, 2006

Semana passada e o planejamento do finde

E durante a semana, Kaqui?
Bem, continuo indo às aulas e estudando bastante para o exame de qualificação que vou ter em Setembro.
Semana passada, pequenas novidades. Na segunda chegou a colega de quarto da Sandra, a Vera. Ela fica aqui em Lisboa até novembro: seis meses de pós-doc pela CAPES. Na quarta o Roberto voltou do Brasil (fica mais alguns meses agora). E na quinta foi toda a patota ver "O Código da Vinci": o filme é bem legal sim, mas a máxima "o livro é melhor" nunca mente, no filme nunca dá pra colocar todos os detalhes da história.
No sábado fiz supermercado e comprei uns bifinhos... ^^ Cheguei em casa, fiz um arrozinho, cozinhei os brócolis que tinha comprado (depois refoguei um pouco com cebola, hmmm!) e fritei o bife. Juntei a salada (folhas diversas, daquelas que se compra o pacote com a salada pronta) com aspargos e temperei com azeite. Poxa! Fiquei orgulhosa de mim mesma! :D Mãe! Tô cozinhando!!! hehehehe
E essa semana, além da rotina de estudos, nós ficamos organizando o finde ;-) Hoje a noite vamos para o Bairro Alto, dar uma saída, dançar ou cantar no karaokê :-D E amanhã está tudo organizado para o "churrasco à brasileira". Bem... à brasileira naquelas, neh, porque a churrasqueira tem profundidade de um palmo e a carne vai ter que ser na grelha ao invés de espeto... é difícil achar por aqui algo compatível com nossos padrões... Mas fica aqui a promessa de postar as fotos e relatar como foi a brincadeira ;-)
E talvez praia no domingo: a previsão é que faça mais de 30 graus nesse final de semana. :-O

sábado, maio 20, 2006

Pequeno Dicionário Português-Português 3

Algumas frases e diálogos por cá

tosta mista = torrada
Tosta €1,50

rebuçado = bala (o doce)
Vitória, que vende rebuçados nas ruas de São Paulo, casa-se com o herdeiro de Belíssima.

concerto = show
No Super Arraial haverá diversos concertos de bandas de rock.

rabo
= bunda

"Bepanthene, dupla acção para o rabinho do bebé" (slogan de creme para assaduras)

puto = guri, menino
"Mas valeu a pena, senti-me um puto!" (em um comercial de ação promocional de Sabão em Pó)

Fim de semana passado

Chega o fim de semana e finalmente posso dar notícias. Não adianta, durante a semana acabo não acesando muito blogs e afins e o orkut entro só pra mandar os respectivos "feliz aniversário". Mas mail continuo lendo sempre, então não há tanto problema ;-)
Então vamos para as novidades do finde passado. Na sexta fizemos aqui na residência uma "festa de despedida - happy hour": o Cilmar foi no sábado de manhã para o Brasil para ficar duas semanas por lá (então agora só tem mais uma :-P). Buenas, basicamente na sexta comemos besteirinhas (pipoca, ruffles, pizza, biscoito água-e-sal com patê...) e tomamos ceva batendo papo furado :-) Detalhe para o episódio "Cilmar dona-de-casa", quando o Cilmar notou que tinha ainda que passar a camisa que ele ia viajar. A foto ao lado já diz, neh :D
No sábado à noite fomos eu, Sandra, Nuno, Alexandre e Rui ao "Super Arraial do Técnico". Vamos à descrição. Não, não tem nada a ver com festa junina. O que tinha era um palco, onde vimos 4 shows de bandas daqui e umas barraquinhas que vendiam bebidas e torradas, basicamente. Quando chegamos (acho que era um pouco antes das onze da noite) já havia uma banda de metal tocando: apesar de portuguesa, cantavam em inglês; como não curto muito rock pesado, não reparei se a banda era boa ou não (justamente porque eu não gosto de metal :-P), então a observação mais importante sobre a banda é a respeito do vocalista - o cara era mais ou menos uma vez e meia o João Gordo dos Ratos de Porão antes da redução de estômago, só faltavam as tatuagens.
A segunda banda também cantava em inglês e era mais pro pop-rock. Eu apelidei de "banda do tchuru-ru, lalala, uuuu": todas as músicas tinham uma parte sem letra com acompanhamento vocal chinfrim :-P Mas essa banda levantou mais o pessoal por lá: cantaram uma música que toca até em comercial por aqui "A la la la la ú! A la la la la ú! A la la la la úúú!"
A terceira eu gostei mais, apesar de muitas vezes eu ter de me concentrar para entender a música: era uma banda de pop-rock cantando em português. O nome dessa eu guardei, Torange (fácil, só lembrar de laranja :D) e durante o show tocou uma música com fundo de sambinha, bem legal ^^ Foi a única que teve bis.

Por último tocou a Tuna do IST. E o que é tuna? Bom, pelo que eu entendi é um monte de guris que tocam algum instrumento mais ou menos típico daqui, cantam e dois ou três, que tocam um pandeiro misturado com chocalho (o.O), dançam aos pulos. É algo bem tradicional nas Universidades aqui em Portugal e é divertido, apesar do cara que estava "coordenando" a apresentação da tuna sempre tentar contar uma piadinha entre uma música e outra. Sério, as piadinhas eram piores do que aquelas charadinhas de pontinhos.
Bem, e pra completar o finde: o domingo. No fim do dia o Nuno arrumou quatro bicicletas para nós (eu, Sandra, Nuno e Alexandre) andarmos. Pedalamos de um ponto de Caiscais até a Praia do Guincho (7 Km), fizemos uma paradinha na praia (tomar água e comer o bolo que a mãe do Nuno fez pra gente ^^) e voltamos os 7 Km. Foi na volta que eu e a cerca conversamos um pouquinho... :-P Pois é, bobiei e fui encontrar a cerca que tinha ao lado da ciclovia. Não foi um grande tombo, fui já devagar e caí de lado, já meio de pé. Resultado: um "hematomão" na coxa direita e um hematominha mais dois calombinhos na perna esquerda, abaixo do joelho. Mais uma semana e acho que já foram embora :-P
Mas gostei horrores de andar de bike! Vou começar a pensar em comprar uma bicicleta... Mas teria que arrumar lugar no quarto pra guardar!!! :-A foto aí é um "auto-retrato" durante a parada que demos na praia do Guincho. Eu e a sombra da bike :D

domingo, maio 07, 2006

Meu quarto

Taí o meu quarto, por enquanto. Dia 20 mudo para um maior, já que resolvi ficar pela residência mesmo.
Antes de mais nada: a qualidade do vídeo tá pééééssima. Eu gravei com a minha webcam e filmar tendo o visor no computador não é nada muito fácil. :-P

sábado, maio 06, 2006

Escalada em Sintra

Domingo passado fomos novamente a Sintra. Porém desta vez o objetivo não era somente conhecer os lugares que não tinhamos ainda ido: fomos fazer uma escalada! Pois é, o Nuno, nosso guia, tem o equipamento para escalada e rapel. Como o rapel poderia demorar muito (pois teria que ser um de cada vez) e nenhuma das outras três criaturas (eu, Sandra e Alexandre) tinham feito nem rapel, nem escalada, acabamos fazendo a escalada, que é mais tranquilo pra iniciantes. Segundo o Nuno cada paredão tem níveis diferentes para uma escalada, começando no nível 3 e seguindo até... 7 acho, não lembro muito bem. Bem, pra que começar no 3, neh? Fomos direto pra um 4 :-P O começo é bem cansativo, até teres segurança na corda e confiança no tato e na ponta dos pés pra poder sentir as fendas da pedra e se segurar. Nós 4 subimos um pouco pelo paredão, mas não até o topo: eram cerca de 25 metros! Devo ter subido um pouco mais de 15, e depois pra descer... Na real resolvi não subir mais porque já estava preocupada com a descida, hehehe. :-P
Depois de todos subirem e cansarem bastante: almoço :-) Fomos até o topo da rocha (mas pela trilha na montanha mesmo, nada de escalada no paredão levando sanduíches) e comemos com uma maravilhosa vista de Sintra. Podíamos ver a Quinta da Regaleira abaixo, onde tínhamos ido na semana anterior, e o Palácio da Pena do outro lado, em cima de uma montanha.

Seguimos então para o Castelo dos Mouros, que fica perto do Palácio da Pena e foi construído entre o século VII ou IX, se não me engano. Por lá, fotos e mais fotos.

Saímos do passeio do Castelo perto das 16hs e fomos comprar as entradas para o Palácio da Pena. No way, pararam de vendê-las às 15:30 por causa do grande movimento e, como o Palácio fechava às 17:30 e ainda havia MUITA fila para entrar, suspenderam a venda de mais bilhetes. Hmm... o que fazer então? Fomos até Caiscais. O objetivo era conhecer a chamada Boca do Inferno: um paredão contra o mar que faz com que as ondas batam nele e a água chegue alto. Mas, pra nosso "azar" o dia estava lindo. Sol e sem vento praticamente, ou seja, mar sem ondas. Dizem que lá é bonito de se ver no inverno. Então tá, depois do verão passo por lá de novo. :-) Bem, em Sintra ainda faltou o Palácio da Pena... Mas ainda vamos lá. Mas não nesse fim de semana, hehehe.

E as fotos? Claro! Estão aqui.

terça-feira, abril 25, 2006

Domingo em Sintra

Fui pra Sintra neste domingo. Foi um passeio muito bom, caminhei horrores e conheci lugares muito bonitos. Saímos de Lisboa 10 da manhã passadas (eu, a Sandra, o Alexandre e o Nuno, que é colega do Cilmar no doutorado e o motorista do passeio. O Cilmar ficou na residência terminando o artigo interminável dele... mas combinamos então de ir somente a locais que ele já tinha ido) e fomos beirando o litoral. Paramos na praia do Guincho para olhar a paisagem e depois fomos ao Cabo da Roca, ponto mais ocidental da Europa.
Depois seguimos pra Sintra mesmo, demos uma olhada no mirante da Peninha e fomos ao centro de Sintra para almoçarmos. Na verdade fizemos um "piquenique" no pátio do Convento que fica bem no meio de Sintra. Na noite anterior eu tinha feito pães de queijo (receita do Andriotti, não acertei bem o ponto da massa... ficou meio esfarelento, mas era pão de queijo, neh! :-) ) e levamos sanduíches, biscoitos, etc. Além de ter passado na famosa Periquita (é uma pastelaria, tah! :-P) e compramos queijadinhas e os famosos travesseiros.
Seguimos então pra Quinta da Regaleira, um lugar lindíssimo pertencente a uma baronesa no final da época da monarquia aqui de Portugal. Ficamos até o fim do dia explorando o local: há várias grutas, poços, torres, jardins, além do castelo onde está tudo bem preservado e que tirei várias fotos pra Nanda ficar bem feliz :-D Aqui ao lado sou eu no Patamar dos Deuses e ao fundo, o palácio.
Ainda há muito mais o que se ver em Sintra: o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena, por exemplo, que se pode avistar em qualquer ponto de Sintra. Estamos combinando de ir lá novamente, talvez ainda no próximo fim de semana :-)
Mais fotos no Flickr :-)

sexta-feira, abril 21, 2006

Meu primeiro desaniversário

Pois é, hoje completo um mês que cheguei aqui (sim, saí de PoA no dia 20, mas cheguei em Lisboa no dia 21).
Buenas... Um mês consegui, falta menos pra rever a galera ;-)
Falei com a Laurinha hoje... Ela tá falando pelos cotovelos!!! Quando eu saí de Porto Alegre ela de vez em quando falava meia dúzia de palavras e só. Um mês só! Que loucura. Daqui a pouco vou poder começar a estabelecer DIÁLOGOS com a pequena :-P
E é feriado no Brasil... daí vem um monte de gente no msn perguntar se aqui também é feriado... A tá, neh! Nojentos! :-P
Hoje não é feriado aqui não. Mas terça vai ser :-D 25 de abril se comemora o dia da Liberdade (info da wikipédia aqui) . E olha que a Universidade só voltou a funcionar mesmo ontem! Pois é, tinham as "férias de Páscoa", que foi de quinta passada (dia 13) até quarta agora (dia 19). Só foram suspensas as aulas mesmo, mas isso esvaziou horrores o campus.
E logo depois ainda tem o 1º de maio... nossa! E a gente dizia que o Brasil tem muito feriado...

segunda-feira, abril 17, 2006

Almoço de Páscoa

Ontem eu fui a responsável pelo almoço de Páscoa da galera. Fiz o já tradicional Macarrão à Capão Novo (sim, macarrão inventado na praia, simples de fazer mas bommm... :-)). Onze e meia tocamos eu e a Sandra a picar as cebolas (quatro), o presunto (500gr!) e depois a refogar tudo. Cozinhamos UM QUILO de massa (depois vimos que foi demais... tiramos uns 200gr que foram consumidos com molho vermelho mesmo no jantar). Depois a mistura do refogado com o molho branco. Enquanto eu cuidava do molho, a Sandra fez uma saladinha básica de alface, tomate e aspargos, hmmm! ;-)
Daí junta-se mais dois brasileiros (Alexandre e Cilmar) e dois italianos (Paolo e Patrício) e dois litros de guaraná. Voilá, almoço de Páscoa :-)
O bom foi que os guris que lavaram a louça (loiça, para os portugueses, por sinal). :-D

sexta-feira, abril 14, 2006

Pequeno Dicionário Português-Português 2

Algumas frases e diálogos por cá

miúdo = criança
Os miúdos apreciam os cereais para pequeno almoço.

tacho = panela
lume = fogo (do fogão)
Misture o conteúdo da embalagem com água em um tacho médio e leve em lume baixo.

aguaceiro = chuva
Em Lisboa haverá aguaceiros moderados e recomenda-se levar um chapéu.

sítio = lugar
Lisboa é um sítio muito interessante e com muito a se fazer.

quarta-feira, abril 12, 2006

7 anos

Ontem eu e o Dani estávamos de aniversário... 7 aninhos.
Foi um dia ótimo, acordei com o telefonema dele e fui dormir depois de outro telefonema :-)
Fica aqui o post meloso que a gente merece. É só o início de mais tantos anos de amor, companheirismo, força, carinho, amizade, paixão, risadas, ...

Agora voltamos com nossa programação normal. :-P Hehehehe

domingo, abril 09, 2006

O pessoal dos Baldaques

A Residência que eu estou fica cerca de 15 a 20 minutos a pé do campus do IST. Ela possui 4 andares além do térreo e do subsolo. Eu estou no terceiro andar, quarto 15, que é um quarto single. A partir do fim de maio vou para um quarto duplo: a diferença de preço é pequena e a diferença de espaço, bem grande. O quarto possui escrevaninha, roupeiro, aquecedor, TV (seis canais, mas já é um meio de distração, que foi-me de grande utilidade nos primeiros dias) e telefone com linha direta. Os três primeiros pisos possuem 6 quartos, dois banheiros e uma cozinha cada. O último piso possui um kitnet e mais um quarto de casal com banheiro privativo. No térreo fica a sala de convivência, a sala de Tv e a sala de estudos, também é onde se tem rede wireless para conexão com a internet.
A residência é disponibilizada somente para pós-graduandos e professores visitantes do IST, o que faz com que seja um lugar calmo e tranquilo. Mas já com uma turminha :-)
Agora estão morando aqui 7 brasileiros (contando comigo) e, não adianta, nosso povo gosta de convivência. Acabamos formando uma turminha que toda noite se encontra na cozinha do piso 1 para conversar durante o jantar.
Há um casal, formado pela Fabiana e o André, ambos de São Paulo. Ele está fazendo pós-doc no IST, se não me engano, na engenharia Elétrica, com bolsa da FCT também. Ela é psicóloga e está fazendo mestrado aqui (mas sem bolsa). Eles estão em Portugal há dois anos e voltam para o Brasil no fim deste ano, que é quando acabam tanto o pós-doc dele quanto o mestrado dela. Eles estão morando no quarto do piso 4.
Há a Sandra, engenheira química de Lorena, interior de São Paulo (na verdade ela nasceu no interior do Paraná). Ela chegou aqui em Portugal cerca de 2 semanas antes de mim e veio pra cá para passar 6 meses, no doutorado sanduíche, pela CAPES. Está no primeiro piso, em um quarto duplo, aguardando uma colega que também deve chegar no próximo mês para dividir o quarto.
Depois tem a turma da engenharia civil de São Carlos: Cilmar, Alexandre e Roberto. O Cilmar é paulista de São Carlos tá aqui há um ano, fazendo o doutorado todo, com bolsa do programa Alban. O Alexandre é de Mato Grosso e depois fez mestrado e agora faz o doutorado em São Carlos, chegou aqui no meio de fevereiro para o doutorado sanduíche pela CAPES. E o Roberto é um professor de São Carlos, fazendo pós-doc, tenho a impressão, quase 50 anos e é a pessoa que mais conhece a noite de Lisboa na Residência. O Cilmar e o Alexandre estão no 1º piso, enquanto que o Roberto, é meu "vizinho" no terceiro.
E os espanhóis. O Rafael, físico que estuda plasma. É casado e por isso vai fim-de-semana sim, fim-de-semana não para casa. Comprou recentemente um "coche" novo (uma Zafira de até 7 lugares) e a gente já está planejando uma ida à Espanha lá por junho aproveitando a carona e rachando a gasosa. O outro espanhol, que foi embora nessa sexta-feira, é o Josepe (pois é o nome tá mais pra italiano que espanhol mesmo), que ficou aqui por 3 meses e já voltou pra Barcelona. O Josepe estava no 2º piso, enquanto o Rafael fica no primeiro.
Buenas, como a maioria da thurminha está no primeiro piso, a cozinha de lá virou o "point" das conversas do fim do dia. Chegamos à Residência geralmente no fim do dia, geralmente por volta das 8 da noite e vai todo mundo se encontrar na cozinha do 1º e se põe o papo em dia (na verdade, se joga conversa fora mesmo :D) até quase meia-noite.
Por isso resolvi ficar por aqui mesmo durante esse ano: tinha reservado somente 3 meses, pensando que iria alugar alguma coisa, ou arrumar gente pra dividir apê, mas aqui o clima é ótimo e as instalações também. Sem ter que se preocupar com limpeza de banheiro, cozinha, conta de água, luz, gás, ... Então, em Lisboa, vocês me encontram na Residência dos Baldaques ;-)

sexta-feira, março 31, 2006

Meu primeiro telemarketing português

Sim! Foi hoje, perto das 9 da manhã, antes de eu sair pra Universidade.
Toca o telefone e uma tia portuguesa de uma escola de inglês tá do outro lado. Nem lembro mais o nome da tal escola.
Queria fazer umas perguntas sobre importância do inglês pra mim e blablabla.
O mais engraçado: depois das perguntas, agradeceu e era isso! Não ofereceu curso de inglês, aula grátis, desconto em não-sei-o-quê, nada.
Então tá, né.
:-)

quinta-feira, março 30, 2006

Pequeno Dicionário Português-Português

Algumas frases e diálogos por cá

giro
= legal ou bonito

- Fui ao cinema ontem.
- Nossa! Que giro!

fixe = legalzinho, interessante
- Vou ler sobre semântica denotacional.
- Hmm... sei, é fixe.

chapéu = guarda-chuva
- Se está a chover preciso pegar um chapéu.

pequeno almoço = café-da-manhã
- Cereais Nestlé, mais saúde para o seu pequeno almoço.

perceber = entender
- Deves entregar estes documentos da secção de pós-graduação, percebes?

sereno = tranquilo
- Então fostes ao Banco.. Tudo sereno?

telemóvel = celular
vulgar = comum/popular
- O telemóvel é algo vulgar no Brasil?

metro (lê-se métro) = metrô
comboio = trem
autocarro = ônibus

Sim, tem mais. :-) Aguardem!

Doutoramento em Matemática. Kaqui, tu és doida.

Buenas, não vou aquele relato chato do que fiz cada dia, blablabla. Esse post é mais sobre a primeira semana no IST.
Logo no primeiro dia que cheguei à faculdade, já tive aulas. A tarde inteira. O bom foi ter ganho almoço de boas-vindas, o ruim foi ter assistido a aulas que já haviam começado faz um mês e sobre um assunto que eu nunca tinha nem lido a respeito. Lógica, Computação e Informação Quânticas é o nome da brincadeira. Bom né? Alguém tem um texto "Quântica for dummies" pra passar?
Digamos que eu fiquei um tanto quanto assustada.
Mas quem mandou se aventurar em um doutorado em Matemática tendo formação em Computação, hein Kaqui? Não adianta nada saber Sistemas Especialistas agora... :-\
Pois bem, tive aulas durante toda a tarde de 4ª e 5ª, e assim será durante todo o semestre. Além da cadeira doida de Quântica eu vou assistir à de Lógica Matemática (buenas, essa eu já viajei beeeem menos), mas só como ouvinte mesmo.
Na sexta tive minha primeira reunião com minha orientadora: tenho que fazer dois exames de qualificação nesse primeiro ano e a princípio será o de Lógica e o de Análise Real. Buenas, pelo menos o de Análise é só no fim do ano, início do próximo... O de lógica vai ser em Setembro. Muito pra estudar.
E vou assistir a cadeira de Topologia pra ouvir alguma coisa pro exame de Análise esse semestre. Beleza, agora tenho também as manhãs de 2ª, 3ª e 4ª ocupadas.
E no resto da semana? Estudo: álgebra linear pra enterder mecânica quântica, lógica pro exame de qualificação...
Mas o fim-de-semana ainda não vai ser dedicado só ao estudo. No fim-de-semana que passou, durante o sábado, saí. Fui a um shopping pesquisar notes... Passou tranquilo (ou, como dizem aqui, sereno). O domingo fiquei direto na Residência, tentando estudar... Ainda sem sonzinho no quarto, sem tem com quem conversar nas pausas (o pessoal todo saiu ou tava trancafiado no quarto)... Decidi que esse finde é sair e conhecer a cidade. Tenho 5 dias seguidos de estudos depois. E fico pela Universidade geralmente até umas 8 da noite sempre, tá bom neh?
Fico devendo um post sobre a Residência e o pessoal de lá. Faço semana que vem, já com o relato da festa de aniversário que a gente já tá organizando pra um dos moradores, no sábado. Dizem que o leite condensado daqui não é tão denso quanto no Brasil, mas vamos nos arriscar a fazer uns negrinhos (brigadeiros, pros outros brasileiros que tão por cá).

segunda-feira, março 27, 2006

Chegando em Lisboa e a Rua dos Baldaques

Após as 9hs e meia de vôo finalmente cheguei a Lisboa. Observei um pouco a cidade em que agora moro, tentando localizar os poucos lugares que tinha visitado no ano passado.
Na fila da imigração, conversei com a Kátia, uma carioca que veio a Lisboa fazer uma especialização em fonoaudiologia na Universidade Nova de Lisboa. É legal saber que não és a única em um lugar que se sente "caindo de pára-quedas". Trocamos e-mail após pegarmos as malas e então fui pegar o táxi: eu tinha cerca de uma hora para chegar na residência ou poderia não conseguir entrar...
Coloca as malas no carro, entra no táxi, "Rua dos Baldaques, por favor". "Rua dos Baldaques? Nunca ouvi falar!"
Putz! Só o que me faltava! E agora? Ok, forneci as poucas informações que eu tinha e o motorista foi andando pra região do IST.
"O senhor não possui um mapa, um guia..."
"Hmm... deixe-me ver o roteiro de Lisboa."
Pára o carro, desliga e pega um livrinho que pela cara devia ser de 1960. Letra B. Cinco minutos pra achar "Baldaques" (ainda bem que não era 'Buxio' ou algo que o valha!). Pra que olhar o primeiro e o último nome de cada página em uma lista em ordem alfabética??? Vamos um por um! :-Ok, agora ele sabia como chegar. Entramos na Rua dos Baldaques, "agora é só chegar no número 43..."
No meio do caminho havia uma escada. Havia uma escada no meio da rua! E a rua era estreita, descida em curva, carros estacionados nos dois lados da calçada... Como eu iria descer uma escadaria com dois malões além da mala de mão? Impossível!
Volta a rua de marcha a ré e contorna a quadra! Ok, tudo certo, achamos o prédio, descarreguei, paguei o táxi e entrei.
Fui recebida pela Cecília, a senhora cabo-verdiana que é responsável pela manutenção da Residência. Muito querida, passou-me as chaves e ajudou-me a subir as malas.
Desci ao térreo e conheci a Fabiana, que está aqui há mais de 2 anos com o marido que faz pós-doc no IST. Ambos brasileiros de São Paulo. Ela está no quarto acima ao meu e, logo após minha chegada, foi comigo ao supermercado para eu conhecer a vizinhança.
Óbvio que depois, sozinha no quarto, bateu aquele aperto. Émerson, obrigada pelo cartão da PT!!! Liguei pra casa, liguei pro Dani... Coração apertado e cansada, mas sem condições de dormir.
Fui pra cozinha e conheci o André, o marido da Fabiana. Comi um pouco de sucrilhos e conversa fora pra passar um pouco o tempo.
Dormi com a TV ligada, depois de uma hora no telefone (Skype Out ;-) ) com o Dani e a mãe. Tava passando "Um só coração". Pois é... aqui passa novela e minissérie brasileira (com som original, ufa! =) )

quinta-feira, março 23, 2006

"Estrela brasileira do céu azul..."

E os vôos... Buenas, o primeiro foi tranquiliz, tranquiliz. Pena que durou só uma hora e meia, porque eu ganhei classe executiva!!! Poltronão e tal :-)
O que é a desconfiança da criatura aqui. Eu entrei no avião, informei a letra do meu lugar (C, corredorzinho básico) e fui procurar o número (10). Quando encontrei e vi que tava na executiva, fui até a econômica pra ter certeza de que não recomeçava a contagem de lá :-P É, Kaqui, executiva mesmo... Weeeeeeee!!! \o/
Agora, o segundo vôo...
"Varig, Varig, Varig" Todo mundo avisou: 'Ah, vai de Varig? Hmm... eles andam atrasando...' Pois não foi diferente. O vôo pra Sampa já foi atrasado (meia-hora, que eu achei ótimo, pois "ganhei" meia-hora com o pessoal no aeroporto) e no check-in já em Porto Alegre já havia a informação que o vôo pra Lisboa estava programado pras 01:05 (originalmente era às 23:55). Ai, ai... muito tempo no aeroporto sem fazer nada... Cheguei no aeroporto e TCHANRAM! O vôo tava programado pras duas da matina! Beleeeeeeeza :-Buenas, minha sorte foi ter pego o vôo Sampa-Poa como doméstico, então pude passear primeiro pelo aeroporto mesmo.
Uma, duas, três vezes por cada loja... Uau, programão. Mas pelo menos consegui comprar uma bandeira do Brasil tamanho OK por 20 e poucos reais. Vou poder usar bandeira durante a copa agora :-D hehehe
Comi dois pães de queijo sem muita vontade (nervosismo-agitação dos últimos dias) e comprei
duas revistas de palavras-cruzadas pra matar o tempo. Resolvi finalmente entrar na área de embarque internacional lá pelas 23:30.
Oba! Mais lojinhas!
Nada, só o free-shop, a lancheria e a revistaria abertos. Buenas, pelo menos o Free-shop.
Meninas, morram de inveja! Comprei hidratante da Victoria's Secret por 9 dólares :-D
Depois disso, espera, espera, espera. Fomos decolar somente às 2:30 da manhã, e eu já com receio de que poderia chegar em Lisboa e a recepção da Residência já ter fechado... medo!
Mas pousamos em Lisboa pelas 15hs, ou seja, tempo suficiente para fazer a migração, pegar as malas e tomar um táxi para chegar a residência antes das 17hs.
A única coisa que não me conformei no vôo foi não ter conseguido assistir ao filme que passou:
Johnny e June (Walk the Line). Óbvio que dormi logo no início e acordei depois do fim. :-\ E óbvio que quando eu estava acordada não tinha naaaaaaaaaaaada passando na tela.

quarta-feira, março 22, 2006

As despedidas

Pois é, aconteceram.
No sábado, festinha pra gurizada lá no Salão de Festas da Vivica. Bah! Teve gente que furou... tsc tsc tsc, confirma depois não vai... fui pra Lisboa com má impressão... :-P hehehehehe
Pra quem foi, acho que a festa estava ótima! Devia estar... foi até às 4 da matina :) Pude conversar com meus amigos, comer bolo, negrinho, salgadinhos, sanduichinhos, patê com torradinha... :-D Dançar forró, música lenta, gaúcha... Dar risada, tirar fotos... Muito bom :-D
Domingo ao meio-dia foi a vez da family: almoço na galeteria Vêneto. Coisa chique! Hehehe. Mammy, Dani, Nanda, Patty, Laurinha e Rag, Pai e Realda diretamente de Faxinal pro almoço ;-) Michel de São Paulo (veio pra um casório, não tô tão importante assim :-P hehehehe), Carlos e Carmem e a Tétis :) Muito bom!!!
E, por fim, o aeroporto... Brigada por virem, pessoal... Além da família também foram a Claris, o Machado, a Tami, a Atenéia, a Ane e o Mourão. Valeu people!
Entrar naquele saguão de embarque foi difícil... Não posso dizer que não pensei em ficar, mas fui. Penúltima a entrar no avião, já com aviso de última chamada no terminal do aeroporto...
O avião partiu e eu tinha certeza que estavam acompanhando a decolagem.

quinta-feira, março 16, 2006

WLPK foi um sucesso!


Mais de 20 inscrições no Cenoura Pastéis! Mesa em formato de "C" e confusão de sabores!
Foi show de bola :-)
Depois disso, pastéis só de nata em Belém :-P
Vai um pout-pourri das fotos do pessoal.

quarta-feira, março 15, 2006

WLPK - CFP

CALL FOR PASTÉIS
----------------

Wai Logo pra Portugal, Kaqui (WLPK)
Prazo de submissão: 15 de março de 2006
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Brasil
Instituto Superior Técnico (IST) - Portugal

Objetivos
---------
Reunir mais uma vez pessoas amigas para comemorar a ida da Kaqui pra Lisboa.

Formato da Participação
-----------------------
A participação no evento se dará de forma PRESENCIAL no "Cenoura Pastéis" da Av. Ipiranga, esquina com a Vicente da Fontoura, no dia 15 de março de 2006,às 20:30.Submissões em formato eletrônico não serão aceitas.

Datas Importantes
-----------------
15/03/2006 - Comilança de pastéis.
20/03/2006 - Tchau, tchau, Kaqui.

Coordenação
-----------
Karina Girardi Roggia

segunda-feira, março 13, 2006

Milk Shake do "Rib's"

Sábado fiz reencontro de amigos da época do colégio na lancheria "The Best Food" lá na 24 de outubro. Tá, o nome da lancheria é "tirrível", mas é lá que tá o "milk shake do Rib's". Basicamente há ex-funcionários da lendária lanchonete da praça Júlio de Castilhos que abriram o "The Best Food" depois que o Rib's fechou.
Ficamos a tarde toda lá, rindo, relembrando os tempos de colégio e sabendo da vida atual do pessoal.
Show de bola!
Ano que vem, quando der uma voltinha por Porto Alegre, vou ter que tomar outro milk shake ;-)
PS: Foto by garçom do The Best Food. Akane's camera ;-)